sexta-feira, 23 de maio de 2014

Inauguração - Ou, como queiram, Boas Vindas!

Outro dia me perguntaram como é que eu consigo discutir, criticar e polemizar absolutamente tudo o tempo todo. Na verdade, mais especificamente, a pergunta foi:

- Como é que você dá conta de passar o dia inteiro discutindo e escrevendo no seu escritório, e quando sai de lá ainda ter paciência para discutir e polemizar nos bares, redes sociais e encontros com os amigos?

A resposta é muito simples. Tal qual o proverbial escorpião que não consegue deixar de ser escorpião e assassina seu amigo sapo, mesmo devendo a ele sua vida, não escolhemos quando somos ou deixamos de ser advogados. Advocacia ou o magistério em escolas de direito é o ofício que escolhemos exercer, o direito é a lente pela qual tudo observamos, e o debate recreativo é o hobbie que escolhemos adotar.

Esse blog foi criado por uma força muito simples: a interminável vontade de seus autores de discutir e criticar aquilo que lhes desperta o interesse. São todos juristas, alguns mais experientes e graduados do que outros. Doutores, Mestres, Especialistas ou Bacharéis, que não comungam, necessariamente, das mesmas ideias, opiniões ou posicionamentos políticos, mas tão somente de um amor pelo estudo e pelo debate.

Acreditamos que o ar que uma ideia respira são as críticas que ela recebe, e para que se fortaleça é necessário que sobreviva ao duro ambiente do debate. Críticas são mais que bem vindas.

E não somente as críticas elogiosas ou as críticas construtivas. Para carinhos e abraços temos todos nossas famílias. É justamente nas críticas mais severas e destrutivas que estamos interessados.

Explicamos que o presente blog não é um blog de publicações acadêmicas. Pelo contrário, é um blog onde pretendemos expor aquelas ideias que as vezes temos, mas acabamos por não desenvolver com profundidade. Aqueles textos, comentários, críticas, resenhas, insights que não tivemos tempo - ou vontade - de transformar em pesquisas científicas. São escritos muito menos rigorosos, sem grandes pretensões, e nos reservamos sempre o direito de falar bobagem e de arrepender dessas bobagens depois.

Por fim, esclarecemos que o blog não terá nenhum tipo de censura, edição, requisito ou mesmo moderação. Os autores irão postar absolutamente qualquer coisa que quiserem, e tal liberdade será estendida aos eventuais comentadores, que nunca terão seus comentários de maneira alguma moderados, editados, modificados ou apagados, independente do teor de suas postagens, sendo permitido, inclusive, as postagens anônimas.

Um grande abraço, na esperança de talvez ajudar alguém em alguma coisa!

O Blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê o seu palpite. Qualquer palpite serve, e nunca serão moderados.